REFERÊNCIA 07

O perigo dos medicamentos farmacêuticos


"... Por isso as bulas apresentam uma grande lista de efeitos colaterais, que vão de uma simples irritação até a morte.
"... Modificar o parâmetro de uma proteína irá alterar, inevitavelmente, o de diversas outras dentro do sistema.
"... Um medicamento indicado para corrigir uma disfunção em um fluxo de comunicação do coração cai na corrente sanguínea e se espalha pelo corpo todo. Com isso pode acabar interferindo em funções do sistema nervoso, caso o cérebro utilize componentes desse mesmo fluxo de comunicação.
... Quando alguém toma um anti-histamínico para curar uma inflamação ou alergia, a droga se espalha pelo organismo inteiro, afetando todos os receptores de histamina indiscriminadamente. Claro, reduz a resposta inflamatória dos vasos sanguíneos, reduzindo os sintomas de alergia. Quando, porém, chega ao cérebro, acaba alterando a circulação neural, o que causa reação sobre as funções nervosas. Por isso que as pessoas que usam anti-histamínicos sentem alívio dos sintomas e também muita sonolência.

"... Um exemplo recente das trágicas reações adversas da terapia com medicamentos farmacêuticos é o efeito colateral da terapia de reposição hormonal com elementos sintéticos, que pode causar a morte.

"... Os médicos costumam prescrever estrógeno sintético para alívio dos sintomas da menopausa, quando os órgãos reprodutores reduzem suas funções. No entanto a droga não atinge somente os tecidos desses órgãos, mas acaba afetando os receptores do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso. Isso pode causar doenças cardiovasculares e disfunções neurais como derrame cerebral.
"... Os efeitos adversos dos medicamentos desse tipo ainda são a principal causa de morte iatrogênica, ou seja, causada por tratamento médico.
"... Segundo estimativas conservadoras publicadas no periódico Journal of the American Medical Association, doenças iatrogênicas são as terceiras maiores causadoras de morte nos Estados Unidos. Mais de 120 mil pessoas morrem por ano devido aos efeitos adversos de medicamentos prescritos por médicos (Starfield, 2000).
"... No entanto, um estudo realizado recentemente mostra resultados ainda mais impressionantes (Null et al., 2003). Indica que as doenças iatrogênicas são a causa principal de mortes no país. Mais de 300 mil pessoas morrem todos os anos devido a remédios receitados. Lipton, B. H. "A biologia da crença"; Ed. Butterfly, págs. 124-127.